segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Risoto de Ervas com Carne

O almoço de ontem foi simples, mas maravidéli! Bem fácil e rápido, ótimo para um domingo: pra almoçar e aproveitar o dia!



Risoto
Arroz integral cozido (o quanto baste)
Ervas de sua preferência (usei coentro, cebolinha, manjericão)
Requeijão light
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho

Modo de Preparo:
Para cozinhar o arroz, eu coloquei água para ferver com um pouco de sal. Quando já estava fervendo, coloquei o arroz. Em casa, não costumo medir quantidades, sou adepta da culinária intuitiva, ou seja: vai "no olho" mesmo. Então, veja na embalagem do seu arroz as instruções para cozimento.

DICA 1: Sendo integral, demora um pouco mais pra cozinhar, e ainda assim, pode ficar com aspecto  "al dente", então, deixe o arroz cozinhar bem.

Bati no liquidificador as ervas, 1 dente de alho pequeno e 4 colheres de sopa de azeite. 

DICA 2: Não bata no liquidificador! Usei ervas frescas, e ao batê-las no liquidificador, ficaram quase invisíveis. Usem o processador ou a faca.

Com o arroz já cozido, passeio-o para um refratário e adicionei a mistura de ervas, alho e azeite e também uma colher de sopa (generosa) de requeijão light, pra "dar liga". E o risoto de ervas está pronto.

Carne
1/2 kg de patinho (cortei em cubos bem pequenos)
1 cebola
1 dente de alho 
Temperos a gosto (usei pimenta, cominho e meio sachê de sazon 0% gordura de bacon)
4 tomates cereja
4 pimentas biquinho (2 para temperar a carne e 2 para decorar)

Modo de preparo:
Cortei a cebola em pedacinhos bem pequenos e deixei dourar, depois adicionei o alho também picado. Em seguida, coloquei a carne (já com pimenta e cominho), deixei dourar bem. A cebola fritinha, com o sumo que sai da carne, vai fazer um caldinho encorpado e delicioso, por isso é bom deixar a carne dar uma leve agarradinha no fundo da panela. 
Adicionei um pouquinho de água (menos de meio copo), e só neste momento adicionei meio sachê de sazon de bacon, os tomates e as pimentas cortados à Juliana (em tirinhas finas). Deixei secar o caldinho, o suficiente para que a carne ficasse molhadinha, mas sem muito liquido.

E é isso. O Marido provou, aprovou e se lambuzou! 

Nenhum comentário: